Detro-RJ prepara licitação de 48 linhas intermunicipais que operam nos municípios da Baixada Fluminense
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) definiu regras e vai licitar pela primeira vez 48 linhas intermunicipais que operam transportando cerca de 3 milhões de passageiros por mês na Baixada Fluminense. O processo licitatório, que ainda passará por uma análise da Secretaria Estadual de Transportes e do Ministério Público do Rio de Janeiro(MPRJ), atingirá trajetos entre cidades da própria região, como, por exemplo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu e São João de Meriti e Belford Roxo, além de ligações com o município do Rio de Janeiro e com outros pontos da Região Metropolitana.
Outros trajetos só serão conhecidos quando o edital for concluído, o que tem previsão de ocorrer dentro de 90 dias. Empresas que atualmente exploram as referidas ligações também poderão estar entre os que disputarão a licitação. Uma das regras estipuladas que deverá ser seguida pelos vencedores do processo é a exigência de frota com ar-condicionado em 100% dos veículos. Além disto, cada coletivo urbano deverá ter idade média de até 4,5 anos de existência, ou no máximo, entre quatro e oito anos de fabricação. Já para os ônibus rodoviários, o limite estará entre 6 e 12 anos. A licitação também contará com incentivos à mudança da matriz energética, prevendo a utilização de um percentual de veículos movidos a gás e eletricidade.
Quando a licitação for concluída, as empresas vencedoras terão contrato com o estado para explorar as respectivas linhas e deixarão de ser apenas permissionárias. O tempo de exploração de cada trajeto ainda está sendo definido, mas existe a hipótese de que a duração seja de 15 anos. Além das 48 linhas da Baixada agrupadas em um único lote, o Detro deverá promover separadamente, em um segundo momento, a licitação de outros 11 lotes de linhas intermunicipais. Serão mais sete lotes de trajetos que operam na Região Metropolitana e outros quatro no interior do Estado do Rio de Janeiro. Todas as linhas do sistema transportam atualmente cerca de 32 milhões de passageiros.

Honestamente, espero que essa licitação de todas as linhas realmente ocorra, que seja um sinal de uma nova era, que as empresas que prestam um serviço ruim, com ônibus sucateados, sem manutenção desapareçam do mapa, faça a limpa em algumas empresas que não levam a sério o serviço de transporte coletivo, pois alguma empresas herdadas por pessoas incompetentes tem causado tantos transtornos ao sistema de transporte coletivo apenas com um único proposito de manter as regalias e mamatas de alguns herdeirinhos de empresas falidas.
ResponderExcluirSerá feito em VR BM?
ResponderExcluirEspero pois nós estamos sofrendo com carcaças pelas ruas
Sim! Todas as linhas intermunicipais de Volta Redonda, B. Mansa, Resende, Porto Real, Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí etc... Secretário de transporte Washington Reis, é da baixada, por isso deve ter posto a licitação das linhas da baixada em primeiro na fila das licitações.
ExcluirQuantos ônibus são necessários para a pinheiral atender as linhas municipais de volta redonda?
ResponderExcluirEm breve a Pinheiral deve sair da municipal de volta redonda também, gostaria muito que a cidade do aço assumisse.
ResponderExcluiralguns comentam que a zelite pegou as linhas de pinheiral sozinha, por ter feito um acordo de cavaleiros com Gustavo, zelite irá pagar um por fora pro gustavo pra acalmar ele, e em troca ele aceita a zelite em todas as linhas da pinheiral sem recorrer na justiça. Lembrando já fizeram isso no passado com linhas municipais da Agulhas, que foram pra zelite antes mesmo da prefeitura de VR cassar agulhas. Dito isso, a Cidade do Aço vai ter que ter um bom argumento... $$$ pra pegar essas linhas municipais de vipil, que segundo comentam está com dias contados. Sigamos na torcida pelo crescimento da VCA no setor municipal de VR.
Excluirvc acredita que a vipil vai sair de 210 e 245, so acredito vendo
ResponderExcluirDo jeito que a Vipil tá acredito sim e muito.
ExcluirEla nem sequer colocou alguns carros da Intermunicipal pra atender a municipal em volta redonda. Fora que ainda está com o quebra quebra, antes de acabar esse ano ela sai.
Ela não precisa colocar carro do Intermunicipal no municipal, com o efetivo que ela já tinha no municipal é mais do que suficiente.
ExcluirMas a questão da manutenção não tem jeito, se ela não cuidou antes mesmo que agora passe a fazer a manutenção corretamente os carros vão continuar quebrando
O efetivo que tem tá cheio de problemas. Tem carro na frota municipal que é mais velha que a sul fluminense, poderia pelo menos substituir os carros mais velhos e de condições precárias pelos intermunicipais que estão condições melhores. Nem isso essa porcaria é capaz de fazer, vai acabar ralando fora sim!
Excluircarros da vca sao umas carrocas tb, ninguem fala nada
ResponderExcluirFalou o dono da Pinheiral. Cala a boca Gustavo! KKKKK
Excluir5023, 5018 não são carroças?
ExcluirEsse blog tá melhor que o busDevr kkkkkkkk tá doido 1k de comentários e não atualizaram desde fevereiro
ResponderExcluirSOS ÁRVORES
ResponderExcluirGalera vai ficar bolada agora com esse SOS ÁRVORES kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirCidade do aço poderia sim assumir a 210, mas sabemos quem manda na cidade né. Outra coisa, não dá pra comparar o serviço da cidade do aço com a pinheiral não. A pinheiral está muito ruim.
ResponderExcluirPelo que disseram, parece que a VCA iria providenciar mais 10 carros, não sei se são inter ou municipais, talvez já se preparem para uma oportunidade, além disso creio que consigam caixa mais rápido depois que assumiu as linhas da VAN.
ExcluirSobre a Cidade do Aço, a empresa vendeu a garagem do Rio (Santo Cristo), para Suzantur-Itapemirim, e os recursos da venda da garagem estão sendo investidos na frota urbana adquirida para assumir as linhas municipais de Piraí e também as linhas intermunicipais da Agulhas Negras, foi um grande reforço na frota urbana que vai gerar aumento do fluxo de caixa da empresa, e parte dos recursos da venda da garagem também serão investidos na compra de nova frota (zero km), de ônibus rodoviários melhorando esse setor onde a empresa sempre deu show! Para manter a garagem do Rio (Santo Cristo), a VCA tinha despesa mensal de 130 mil reais sem contar com os funcionários que gerava uma despesa de mais de 110 mil mensais. Agora a garagem atual em Benfica não faz o serviço de lavagem dos ônibus, nem mecânica, tudo será feito na garagem de Barra Mansa, outra coisa, os funcionários da limpeza foram dispensados, aí a VCA contratou uma empresa de limpeza, a mesma que faz limpeza pra Itapemirim pra economizar mais ainda, Atual diretora presidente reconhece que foi um erro comprar aquela grande quantidade de ônibus zero em 2013, a partir de agora tudo que for gerar grande custo ou despesas, quem terá o poder de decisão, de vetar despesas é o departamento da contabilidade, não será tomadas decisões sem o de acordo do setor financeiro e contábil. Outra coisa, com as novas linhas municipais de Piraí somadas as linhas que eram da Agulhas Negras, fará o faturamento aumentar de 30% para 80%. Sobre a descarga dos banheiros dos ônibus rodoviários, se precisar será feito na Itapemirim, os carros que fazem os últimos horários saindo e BM eles já chegam no Rio e já fazem outras linhas para terminar em Barra Mansa. Novos contratos, a VCA pegou serviço com a prefeitura de VR , todo dia sai de VR 5 carros pra levar terceira idade para fazer os passeios e volta de lá, todo dia e pegou serviço pra 2 agências de turismo de BM que toda quinta sai 7 carros pra São Lourenço ao todo e voltam domingo, sobre o fretamento da Casa da Moeda a VCA perdeu tudo mesmo esse contrato, seguindo a nova presidente da empresa foi um erro também ter perdido esse contrato. A nova direção da VCA exige nos treinamentos que são feitos com os novos motoristas, que esses sejam muito educados, que o motorista espere o idoso se sentar, a gestante se sentar. Porque a empresa não irá tolerar motoristas, grosso e mal educado. 😊😊 Sucesso para diretora presidente da VCA
Excluir(Continuação...)
ResponderExcluirPermita-me ser ainda mais claro: sua presença não é uma ameaça à comunidade, porque você não tem o peso para isso. Você é, no máximo, um incômodo passageiro, como um mosquito que zune até ser ignorado ou esmagado pelo bom senso. A força de um blog como este não está apenas nos posts, mas na dedicação dos que comentam, compartilham histórias e constroem conhecimento coletivo. Você, com seu "SOS Árvores", não é páreo para essa energia. Cada comentário seu é soterrado pela avalanche de entusiasmo que os verdadeiros busólogos trazem, e sua insistência só reforça o quanto você está deslocado, um intruso num espaço que não compreende e nunca compreenderá.
Se há algo a lamentar, é o tempo que você desperdiça. Tempo que poderia ser usado para aprender algo sobre os ônibus que tanto admiramos – sabia que o primeiro ônibus brasileiro, o "Guanabara", marcou época nos anos 1950? Ou que o sistema BRT revolucionou a mobilidade em cidades como Curitiba? Imagine se, em vez de postar seu spam, você decidisse mergulhar nesse universo. Talvez descobrisse que a busologia não é só sobre veículos, mas sobre pessoas, histórias e cidades. Talvez percebesse que contribuir é infinitamente mais gratificante do que atrapalhar.
Mas, se preferir continuar com seu "SOS Árvores", saiba que está condenado à irrelevância. A comunidade seguirá em frente, discutindo, aprendendo e celebrando, enquanto seus comentários serão apenas uma nota de rodapé, um lembrete fugaz de alguém que tentou, sem sucesso, apagar o brilho de algo maior. A escolha é sua: continuar sendo o troll que ninguém leva a sério ou, quem sabe, juntar-se a nós e descobrir o que realmente significa fazer parte de algo especial.
Até lá, seu "SOS Árvores" não é um grito de socorro; é um epitáfio para sua própria credibilidade.
Perfeita frase, falou o que muitos gostariam de falar, mas pela mentalidade dele vai continuar trolando, enchendo a paciência igual no outro blog. Quando você acha que é um comentário relevante é só esse comentário sem nexo e incabível em uma página de busologia. A não ser se for um bot mas acho muito difícil
ExcluirAlguém sabe se os Vip V da Falcão já começaram a rodar? Em qual linha eles estão?
ResponderExcluirPovo está reclamando da elite na 545 por não cumprir horário
ResponderExcluirNão vejo com tanto otimismo a análise do colega sobre a VCA, cabe deixar claro, que a empresa segue sendo administrada pelo interventor judicial nomeado no processo de recuperação judicial.
ResponderExcluirCom relação a venda da garagem no Rio de Janeiro, a garagem não foi vendida ao grupo Suzantur (Itapemirim), pelo o que conta no processo, a garagem foi dada em consignado para o banco que emprestou dinheiro para a compra dos ônibus intermunicipais, 0 km e ônibus municipais para Volta Redonda.
Com o pagamento (quitação) desse empréstimo, possibilitou a VCA a fazer um novo empréstimo para compra dos ônibus para atender a intervenção das linhas da Viação Agulhas Negras e linhas municipais de Piraí.
Tudo indica e pelo autos da recuperação judicial, que a VCA irá investir em conjunto com o SINDPASS para assumir o lote das linhas intermunicipais que serão licitadas.
Não existe previsão para compra de novos ônibus rodoviários, pois o lote do DETRO/RJ para este tipo de serviço, praticamente é um impeditivo para pequenas empresas ou consórcio com pouca infraestrutura no estado.
No relatório juntado no processo de recuperação judicial, este foi um dos argumentos utilizados pela atual administração da VCA, onde foi taxativo ao afirmar que este serviço estava fora do plano de negócios da empresa.
Tudo indica, que a VCA assim como a COLITUR, irá sair das linhas intermunicipais que exijam ônibus rodoviários.
No relatório entregue a justiça, o interventor justifica porque a cidade do aco alugou uma garagem ao invés de usar a da 1001 no caju por exemplo?
ExcluirTe faço o seguinte questionamento, qual interesse estratégico a 1001 teria em sede sua garagem para VCA, qual seria a contrapartida?
ExcluirContrato de aluguel pode ser rescindido a qualquer tempo sem qualquer ônus as partes, a VCA ainda detém domínio nas linhas intermunicipais ligando o sul do estado a capital fluminense, sendo necessário por enquanto manter um local na capital fluminense, sem maiores gastos ou investimentos.
"sede" substituir por "ceder"
ExcluirA minha dúvida é se não seria mais interessante para a vca utilizar a garagem da 1001 para guardar os ônibus como a cometa faz guardando os ônibus dela na garagem da cda em barra mansa.
ExcluirA garagem de Nova Iguaçu chegou a ser posta a venda também! Mas ao que tudo indica não apareceu interessados na compra da garagem de Nova Iguaçu
ResponderExcluir3025 Vipil pifado na vila ao lado do Manoel Marinho, desde as 17H. Segue a sofrencia da VIPIL e sua frota sucateada.
ResponderExcluirElite vai pegar a 210 e 245 mês que vem
ResponderExcluirSério? Como soube, por gentileza?
Excluirdespachante da elite disse ontem
Excluirso nao tem motorista na elite pra dirigir
roma nao tinha carro na ponte alta ontem
210 sem carro tb povo revoltado
ontem motorista da elite disse que os carros que vieram do rio pra elite estao todos ruins, teremos um colapso em breve em vr
Elite tá colocando muitas tripas velhas operando linhas Cade os semi novos adquiridos para assumir as linhas da Pinheiral e Van, tá esquisito esse monte de carro velho da Zelite nas ruas.
ExcluirOs Mercedes Euro 6 são uma porcaria, estraga toda hora
ResponderExcluirNão atoa estão testando VW
Volkswagen agora passou a Mercedes em todos os quesitos, ficou impressionante mesmo. Tomara que fechem uma compra, acho que conseguem a preço de custo por ser do lado.
Excluiracho ue elite nao ai aguentar, siderlandia ta baguncado,5:05 desceu 5:20 esses dias
ResponderExcluirdesceram 3 via ponte esses dias
carro caindo aos pedacos 2349 2352 tudo na 545