Viação Elite segue investindo na renovação de sua frota
Novos ônibus reforçam transporte público de Volta Redonda
O sistema de transporte público de Volta Redonda ganhou um reforço neste mês de junho. A Viação Elite adquiriu 10 novos ônibus (todos 0km) para renovar em 13% a frota e melhorar o atendimento nas linhas municipais operadas pela empresa. Seis veículos já se encontram na garagem da Elite, passando pelos ajustes e trâmites burocráticos antes de entrarem em operação.
“Estamos fazendo emplacamento, implementando o sistema de bilhetagem eletrônica, e a previsão é que no fim do mês já tenhamos os novos ônibus circulando. Em um prazo de 12 meses serão no total 31 veículos adquiridos, renovando a frota da empresa em aproximadamente 40%”, explicou o gerente operacional da Viação Elite, Francisco Perota.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), já está sendo feito um planejamento para distribuição dos novos veículos em linhas atendidas pela empresa, visando o melhor atendimento do sistema no geral à população.
“Vamos analisar com base em estudo técnico de origem e demanda, utilizando dados da bilhetagem eletrônica e do sistema de GPS dos ônibus, e vamos trabalhar para que os novos veículos sejam alocados de forma mais adequada e atendam às necessidades dos usuários”, afirmou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou mais esse investimento para melhorar o transporte de passageiros no município. “São mais novos ônibus que chegam para agregar. Muito já foi feito, sabemos que ainda precisa de mais melhorias, mas estamos no caminho certo. Vamos continuar cobrando melhorias constantes e o governo municipal segue trabalhando para que a população tenha um transporte de qualidade, com ônibus cada vez mais confortáveis, cumprindo horários, atendendo de forma eficiente.”
Novos veículos contam com biometria facial
Os novos veículos contam com suspensão a ar, plataforma elevatória na porta central (proporcionando acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) e campainhas acessíveis. A parte tecnológica contempla ainda GPS, que permite o acompanhamento do trajeto pelo passageiro através do aplicativo municipal VR Bus; câmeras de segurança e biometria facial, tudo para garantir mais qualidade aos serviços prestados à população.
Os novos ônibus darão maior confiabilidade no cumprimento dos horários. Os veículos também possuem maior disponibilização dos retrovisores e portas maiores, que ajudam na segurança do motorista e do passageiro durante os embarques e desembargues.
“Todos os veículos já contam com a tecnologia Euro 6, que beneficia o meio ambiente. Além dos gases do escape serem praticamente nulos, de não ter dióxido de carbono, ele tem um sistema que não deixa o material particulado ir para o ar, aquele material mais pesado. Então, além de não ter gases nocivos, ele neutraliza o material particulado”, explica Lucas Arantes, diretor da Viação Elite.

Mais serão 31 ônibus Será os 20 desses 31 pra frota municipal a linha do cajueiro x monte castelo está precisando
ResponderExcluirNão conhecia esse app VR Bus, O app TransBM de Barra Mansa é muito bom, dá pra acompanhar a localização em tempo real e a numeração dos carros que estão operando na linha, e o BR Bus parece ser similar a ele
ResponderExcluirAgora eu entendi porque os moradores reclamam tanto da elite.
ResponderExcluirCom esse monte de linhas e uma frota municipal com menos de 100 ônibus.
Volta Redonda tem uma frota de 140 ônibus no total né?
ExcluirSó poderiam pegar as linhas 210A,B e C.
ResponderExcluir032 da Aparecida já nas ruas, ex-Sancetur. Dessa vez o prefixo ficou direitinho!
ResponderExcluirTem foto no ônibus brasil
ExcluirAté o Torino voltou a operar, o 003 tá na rua
Excluir2402 e 2404 estavam na 325 hoje
ResponderExcluirVi 2398 na 315 e 2339 na 320
Pelo visto os 6 novos carros foram pra 325
ResponderExcluirNa intermunicipal só vi 2 carros que chegaram
E vão vir mais 4 pequenos, pelo visto serão só 12 carros (eu acho).
2387 e 88 estavam ainda na 325 hoje, será que a linha vai ficar com mais carros? O problema da Elite é comprar de pouco e pouco e insistir na compra de carro pequeno.
230 e 250 ainda com Vip IV, entendi que ela quer renovar por área, primeiro foi o Retiro recebendo carro na 525A,540, 530 e 500, Santo Agostinho entra com a 540 também e 260, Padre Josimo com a 510, mas essas duas linhas precisam de Vip V, em vez de carro pequeno pra 150,205 devia ser pra essas linhas.
E não sei quem mais tava na 325, 2344,45,87,88 e quem? 2330 e 31?
Algumas linhas não sei como estão, não sei quem ta na 320, 215, na 105 sei que ta 2314 mas só ele? 305 só com 2312? 155 só com 3 carros? 400 só com 2315? 450 só com 2332?
Vi ontem também o 2400 na 230
ResponderExcluirVi ontem também o 2400 na 230
ResponderExcluiracabei de ver agora o 2402 na 230
ResponderExcluirJá estava na hora da elite exaltar a 230. Linha que sempre carregou a empresa nas costas junto com a 260 ainda com vip 4.
ResponderExcluirVejo que a elite deve aposentar o 2259 e 2260 em breve. Ela poderia comprar uns micros para assumir aquela linha do morro do Santo Agostinho 255. Qual carro ela jogaria lá? 2312? 2256?
ResponderExcluirRecebi a informação de que oficialmente os svelto 2009 / 2010 da elite estão aposentados a partir de hoje.
ResponderExcluir2277, 2278, 2279 e 2280 além dos intermunicipais
Ela também tinha que aposentar também o 2281 a 2290 e 2294 2295 2298 2299 e 2300
ResponderExcluirParece que 2404 e 2405 estão na 525A hoje e 2392 e 2393 foram para 325, 2344 na 305.
ResponderExcluirAlguns novos 2400 e 2402 na 230 e 2322 e 2323 na 505
Um dos Sveltos 2009/2010 estavam rodando como extra, na linha da Santa Clara.
ResponderExcluirOntem um deles estava rodando na P 431
ExcluirAcho que a Viação Cidade do Aço deveria colocar despachante no ponto final do Boa Vista. 3 Linhas fazem ponto final lá. 713 da Elite e 710 da VCA que faz o mesmo trajeto da Elite e a 716 Paraíso da VCA. É impressionante o quanto a VCA apanha da Elite na 710. A empresa tinha um carro apenas na linha e adicionou mais um que roda de 5:40 até 11:00, depois a tarde ele volta as 15:30 e vai até às 22:30. Já o carro principal da VCA roda de 5:00 até 00:30. Elite tem fiscais em vários pontos entre Vila, 207 e 9 De Abril. Muita das vezes o VCA chega no ponto final e o Elite tá saindo
ResponderExcluirA linha da 716 melhorou na parte da tarde mais falta ainda colocar o reforço na parte da manhã também tipo até uma 10:00 e depois voltaria na parte da tarde as 15:10 já em relação ao despachante a VCA não coloca porque não quer
ResponderExcluirA P716 sai do Ponto final e após o supermercado Flor segue para o Bairro Paraiso, não é a linha mais importante do bairro Boa Vista, cho que ela tinha que ser extinta ou diminuida. Bairro Paraíso é bem servido com a P715 também da VCA
ExcluirSobre a P710 ela continuará sofrendo perante a P713 porque a Elite tem estratégia. Elite tem 4 carros na P713, 2 na P714 e um na P717
🚍 RENOVAÇÃO À VISTA
ResponderExcluirA Viação Cidade do Aço, de Volta Redonda (RJ), prepara a renovação de sua frota com a aquisição de 78 novos ônibus, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Do total, 54 veículos serão rodoviários, 22 urbanos e 2 micro-ônibus. O investimento estimado é de R$ 91 milhões.
Não há informação de que a Viação Cidade do Aço foi contemplada no programa de renovação de frota do PAC, não foi encontrada em fontes oficiais este investimento. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) inclui um eixo de "Cidades Sustentáveis e Resilientes", com foco em mobilidade urbana sustentável e renovação de frota de ônibus. No entanto, não há informações específicas sobre a Viação Cidade do Aço estar entre as empresas contempladas nesse programa. Outro ponto, o fato da empresa está em recuperação judicial, não permite que a empresa seja habilitada no programa.
ExcluirMeu querido vou te expleicar se vparac não sabe esse paraíso que é bem servido é o paraíso de cima que desse da 249 passa pela rua 4 é outro intinerario já esse paraíso que sai do boa vista desse pela padaria são João e passa pelo antigo gordo é outra coisa e se está encomendando porque vocês aí não pede para o prefeito tirar o ponto final da 716 ai então
ResponderExcluirMeu querido vou te explicar elhor se vc não sabe esse 715 que vc está falando que está bem servido e o mangueira via paraíso de cima que passa pela 249 e sobe pelo pontal é outro intinerario embora que seja paraíso já a 716 que sai daí do boa vista e o paraíso que passa pela padaria são João e desse pelo antigo gordo e outra se você está reclamando porque vocês aí não pede pra o prefeito tirar o ponto final do 716 aí então
ResponderExcluirVai aprender a escrever kkkk. Eu moro na K1 sei muito bem o trajeto da 716 fiote. Paraíso de baixo tá bem servido com a 715. O Paraíso de cima quase não tem passageiro. A 716 atende bairros que já tem ônibus. Vila Elmira já tem a 400, Paraíso a 715
ExcluirSó não vi ainda 2401 e 2403 no 230 só tá rodando 2279 2320 2400 2402
ResponderExcluir2405 está na 525A
ResponderExcluirCreio que todos esperam que essa opção do PAC pra VCA seja verídico, que a empresa de volta por cima e, acontecendo a tal licitação do DETRO RJ, a VCA amplie conquistando mais linhas, crescendo e fortalecendo, Cidade do Aço merece voltar a ser a potência que sempre foi
ResponderExcluirSerá que a elite vai comprar mais ônibus esse ano falta bastante linha do setor 1 falta 100 105 120 e 155 já do setor 2 falta 205B 205C 215 215A 220 250 255 260 o setor 3 falta 305 310 315 320 e 325 setor falta 400 405 415 450 e 450B setor 5 505 510 515 525 530 540 e 545
ResponderExcluire 455 esqueci de excluir
ResponderExcluirJá frota intermunicipal pra troca de ônibus novos 190 195 200 207 494 495 711 713 714 717 730 e 735
ResponderExcluirA ascensão da viação elite, é a ascensão da decadência do transporte publico! Operacional que destrói todas as linhas onde entra, lucro a cima de tudo e aos finais de semana... usuários sem ônibus, obrigado a andar andar a pé ou UBER. Me desculpe os apaixonados, a elite é uma merda!
ResponderExcluirInfelizmente como não há concorrência direta com ela no setor municipal como antigamente, é verídica a apelação pra reduzir o número de ônibus em que só tem ela pra fazer, basicamente dominou os usuários com a seguinte colocação: "o horário de ônibus é esse e ponto. Se não gostou ou vai a pé, de Uber ou fique em casa."
ExcluirAí quando os usuários começam a comprar carros, aí a empresa usa do seguinte argumento dizendo que não tem demanda de usuários que justifique os ônibus nas ruas.
Tudo piorou quando veio a pandemia, a Elite fazia uma rota que juntava a 250 com a 230, a viagem passava tranquilamente de 1h e a lotação amassava os passageiros.
Quando era na época da sul fluminense era disputa acirrada do 440 e 260. Se desse mole até o 215 entrava no jogo.
A disputa era tanta que era um ônibus ultrapassando o outro pra ver quem pegava mais passageiros, era uma corrida literalmente até que houve um acidente fatal em que o passageiro caiu do ônibus com a porta aberta enquanto embarcava e o motorista havia arrancado com o ônibus pra disputar com a outra empresa.
Mas enquanto que o neto tiver na frente da prefeitura de volta redonda não vai ter melhora a prova disso que a elite continua até hoje com ônibus 2009 2010 2011 e 2012 e nada é feito e pode piorar mais ainda se a elite pegar as restantes da linha da vipil e tudo facilitou pra ela porque a VCA está sobre recuperação judicial
ResponderExcluirAlém do 003 a vinsal vai reativar outros ônibus?
ResponderExcluirUber faz a festa em Barra Mansa domingo! Tarifa Zerão que nunca passa...
ResponderExcluirA elite comprou mais 4 ônibus pequeno não entendi eu achava que ela ia comprar os mesmo ônibus que ela comprou no 230 pra trocar o 250 agora ela pelo visto comprou 4 ônibus pequeno porque vi 2409
ResponderExcluirElite aposentar os Mascarellos? O 2289 recém-repintado(até achei que ficou bonito),é um sinal de que eles vão rodar um tempo ainda.Sei que o 2279 também foi repintado,mas já faz um bom tempo isso.E de fato,o monopólio da Elite,não traz nada de bom,ao transporte de VR.Creio que a própria cria o caos.Mas com as bênçãos da prefeitura...
ResponderExcluirToda vez que eu passo enfrente a garagem da van parece um filme que realmente essa empresa acabou parecia que ninguém tirava ela de circulação
ResponderExcluirAs empresas mais fortes sempre foram Agulhas Negras e Sul Fluminense, infelizmente com as mortes de seus proprietários e principais acionistas, Mizael Hely de Paiva (VAN) e Fernando Lima (VSF). A partir daí foi o inicio da derrocada das duas mais importantes empresas de transporte urbano da região e hoje as duas empresas não existem mais. Mesmo com o desaparecimento das 2 principais empresas não surgiram outras ou ocorreu o fortalecimento de outras empresas, ocorreu foi que apenas uma única empresa cresceu, apenas a Viação Elite, e hoje se acontecer alguma crise na elite, aí ferra com tudo, pois a prefeitura de Volta Redonda insiste em privilegiar a Viação Elite negando qualquer possibilidade de realizar a licitação do transporte público de Volta Redonda, o prefeito NETO optou por entregar todas as linhas nas mãos da Elite e do SINDPASS. Então tudo sistema de transporte municipal continuará obsoleto, arcaico, monopolizado e sem inovações.
ExcluirAlguém sabe onde o 2401 está rodando?
ResponderExcluirEstá na Guanabara diesel para revisão, veio de fábrica folgando algumas peças do motor, fazendo com que ficasse com vazamento de óleo.
ExcluirEu vi ontem a matéria no corredor do ônibus o comentário aí acima da pessoa comentando que a VCA vai comprar junto ao PAC é verdade o corredor do ônibus falou a mesma coisa 78 ônibus sendo 54 rodoviário 22 urbanos e 2 micro
ResponderExcluirA derrocada da Agulhas Negras começou em 1994 quando Gustavo Paiva irmão mais velho dos Teixeira de Paiva decidiu junto com seus irmãos comprarem as 3 empresas de Resende, foi no mesmo ano em que seu tio Paulo Afonso se tornou presidente do Sindpass, Paulo Afonso se aliou com as pessoas certas e nunca mais saiu da cadeira. E tem mais o banqueiro Lula acabou com a reputação da família Paiva por causa da dívida do empréstimo referente a garagem de Itapuca. A Agulhas Negras perdeu postos de gasolina, fazendas e a empresa se tornou inoperante. Só se manteve rodando por muitos anos por causa de um acordo com o Paulo Afonso. Gustavo recebia 30% do lucro das linhas 200< 105, 150 e 155. Quem é dos bastidores sabe disso. Gustavo tentou da uma pernada no tio comprando 40 carros pra arrematar as linhas da Sul Fluminense mais o tiro saiu pela culatra, a pandemia veio pra acabar com os planos dele, fora a influência do tio O.A. Só que tem uma coisa vcs acham que a Elite pegou as linhas da Viação Pinheiral sozinha atoa? 30% do lucro das linhas está indo pro Gustavinho pra ele se reerguer. Além do mais era sabido que Gustavinho queria falir a Agulhas Negras porque se o Gustavo morre ele herdaria uma dívida gigantesca. Era provável da Pinheiral que é só do pai dele e a Bem te vi que é apenas dele herder aquelas dívidas gigantescas
ResponderExcluirProblemas graves de saúde tirou Gustavo Paiva da administração das empresas VIPIL E VAN. Se Gustavo Paiva estivesse em boas condições de saúde não deixaria a Agulhas Negras perder as linhas do DETRO.
ExcluirMeu primo treina Jiu Jitsu com o Gustavinho. Esse playboy tava com o cu na mão se o pai dele morre igual o Tio Avô Paulo Afonso morreu, a justiça ia jogar as dividas pra bem te vi, ele saqueou uma empresa que já era falida mais que entrava dinheiro todo dia, dei essa informação em 2023 no outro blog e dito e feito. Só que a coisa saiu do controle depois daquele acidente na região leste. Se eu fosse ele saia do ramo do transporte. Realmente ele tá recebendo 30% do lucro das linhas da VIPIL, a informação que recebi é que a região leste o Lucas se recusou pagar algo pra ele porque lá ele tem concorrência da cidade do Aço principalmente no 9 De Abril que é a linhas mais lucrativa daquela região e uma das mais lucrativas da cidade
ResponderExcluirSem a garagem imensa da Agulhas Negras difícil ele da a volta por cima a não ser que continue só com a Pinheiral mais a licitação das muitas incógnitas
ExcluirGrupo Águia Branca derruba Suzantur na exploração das linhas da falida Itapemirim...
ResponderExcluirhttps://diariodotransporte.com.br/2025/07/02/aguia-branca-concorda-com-condicoes-para-novo-arrendamento-da-itapemirim-e-stj-nega-recurso-da-suzantur/
O grupo comporte estão querendo pegar a expresso Adamantina
ResponderExcluirO Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) contempla a renovação da frota de ônibus e a melhoria da infraestrutura de transporte público, com foco em cidades de médio e grande porte. O Ministério das Cidades está recebendo propostas de empresas de ônibus, operadores de sistemas de trilhos, estados e prefeituras para acessar os R$ 4,4 bilhões destinados à renovação de frota. Será que o Pezão amigo do pessoal da Cidade do Aço abril uma portas em Brasilia pra empresa Cidade do Aço conseguir ser comtemplada pelo PAC e renovar a frota com essa bolada do PAC.
ResponderExcluirTendo um amigo político e influente, tudo pode acontecer!
ExcluirRJ 176.082 tá na P730 hoje, os outros ônibus como o 2409 já estão rodando? A Elite daqui a um tempo vai ter que aposentar os Mascarellos intermunicipais que vão fazer 15 anos, apesar de que não acho que virá renovação na inter por um bom tempo.
ResponderExcluirAgora falta aposentar os Sveltos Midi como 2258,2259...
ExcluirMais um Vip5 saindo da fabrica da CAIO com destino ao Triecon em BM
ResponderExcluirOnde saiu essa informação?
ExcluirPostaram foto no portão de saída da CAIO, carro 230, Vip5 deixando a montadora caio com destino a BM
ExcluirOs Sveltos ainda estão rodando KKKKKKK
ResponderExcluirOs carros de 2406 á 2409 devem ser emplacados ainda, acho que em até duas semanas estão nas ruas, para quais linhas eles devem ir?
Chuto 155
Realmente a Elite não quer aposentar os sveltos antigos.
ExcluirEu acho que deve ir pra 415 e 450A
ResponderExcluirAinda periga a Elite,repintar os Sveltos e os Mascarellos inter,e os municipais(a exemplo do 2289),e ainda usar eles uns anos...kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirChegando mais 8 intermunicipais pra elite na segunda 07/07
ResponderExcluirE pra municipal
ResponderExcluirEntão o que parece a suzantur vai sair do arrendamento e vai entrar a águia branca a VCA tirando os dds ela pode ver com a suzantur pra lugar os 1350
ResponderExcluir